Artigos
 

Campos do Jordão e sua arquitetura

O edificar na Estância, sempre foi um desafio, dada sua geografia, sua morfologia natural, suas matas nativas, e todas as restrições impostas pelas Leis ambientais, por se tratar de uma APA – Área de Proteção Ambiental.

Não é um lugar onde se tem à disposição grandes áreas de expansão. Nosso território, um dos menores da Serra da Mantiqueira em extensão, é ainda, de algum modo, dividido em três partes: uma delas, bem definida que é o Horto Florestal. A segunda é constituída pela região turística que engloba os loteamentos e condomínios turísticos (Capivarí) e a terceira que chega até nossos limites em direção oeste (Jaguaribe e Abernéssia), é o setor que acomoda teoricamente os moradores e o nosso centro comercial e bancário.

Campos do Jordão, como toda a serra, é uma região de esplendorosa  beleza natural, onde a intervenção do homem tem que ter a dosagem certa no sentido de se evitar uma degradação indesejável e irreversível colocando em risco o futuro destas paragens como Estância turística de grande potencial.

Nossa “galinha dos ovos de ouro”, sem dúvida, além do clima muito privilegiado, é a paisagem natural, que pode ser realçada ou depreciada se houverem equívocos nessa intervenção. A arquitetura não pode agredir, mas passar a fazer parte de um conjunto harmonioso onde  as construções não “briguem” com  a arquitetura criada pela natureza.

É essencial esse casamento que só terá seus efeitos positivos, quando investidores,  construtores,  arquitetos  e  Poder Público estiverem imbuídos do mesmo propósito, fazendo brotar uma verdadeira “cultura” da harmonia entre o natural e o “postiço”,  descartando exageros aos extremos, mas adotando uma política de crescimento sustentável, não só no papel, mas nas nossas atitudes, embasadas nos anseios da população que aqui reside.

Enviado por José Roberto Damas Cintra


voltar
Desenvolvido por AR Criações - Criação de Sites e Sistemas
HOME | A EMPRESA | SERVIÇOS | NOSSOS PROJETOS | CONTATO

Damas Cintra - Arquitetura e Construção
Todos os direitos reservados