Artigos
 

O ambiente construído por fora e por dentro

Nenhuma obra notável de arquitetura teria seu valor integral, não fosse a concorrência dos profissionais de paisagismo e de arquitetura de interiores.

Os primeiros, cuidam do arremate estético da edificação dentro do sítio onde foi erguida, dando a ela um aspecto acabado, tirando aquela frieza peculiar de uma construção, constituída apenas por materiais frios e dispostos dentro de uma geometria lógica.

O paisagismo, ao contrario de ter que harmonizar os elementos estruturais com os de fechamento e vedação, fogem dessa obrigação e buscam na natureza , elementos vivos ou não , mas que possam quebrar aquele “gelo” de obra.

Assim, diz-se que toda obra de engenharia e de arquitetura só se completa por fora com esses indispensáveis arranjos ornamentais, que sugerem, o quanto possível a presença da natureza naquele local.

As arquitetas ou arquitetos de interiores, por sua vez, vestem o ambiente construído internamente, de maneira racional, sem perder o sentido da arte, de modo a proporcionar ao ser humano que irá ocupar aqueles espaços o melhor bem estar possível, independentemente do tempo que irá permanecer ali.

Obviamente esse “design” deve respeitar a linha estética adotada na obra, para que uma seja o complemento da outra, sem “brigarem” por assim dizer.

Pode-se afirmar com segurança que a construção acabada só se completa por dentro com a atuação desses profissionais, em harmonia, que trazem como benefício a satisfação plena do cliente.

Enviado por José Roberto Damas Cintra


voltar
Desenvolvido por AR Criações - Criação de Sites e Sistemas
HOME | A EMPRESA | SERVIÇOS | NOSSOS PROJETOS | CONTATO

Damas Cintra - Arquitetura e Construção
Todos os direitos reservados